Dicas para escolher a escola para os seus filhos

   Na minha opinião esse assunto é muito importante, afinal deixamos nossos filhos, grande parte do dia dentro da escola e por isso precisamos levar em conta alguns fatores.

Quando escolhi a primeira escola para minha filha visitei praticamente todas as escolas da cidade, sim parece loucura, mas eu queria ter certeza do que estava fazendo.  Ela tinha 3 anos de idade e ficava na escola em período integral.

O primeiro conselho que dou é: Não procure a escola perfeita, ela não existe. É triste mas é verdade. A escola pode ser excelente mas nunca vai ser exatamente tudo o que você queria.

Em segundo lugar conheça o método de ensino aplicado na escola e veja se você se identifica com ele, existem os métodos Tradicional, Construtivista, Montessoriano, Freinet, Waldorf, certamente um te agradará.

Em terceiro lugar é importante verificar a logística para chegar na escola. Uma escola perto de casa, ou do seu trabalho é um facilitador que faz muita diferença.

Em quarto lugar é importante conhecer o currículo da profissional que dará aula para seu filho. Pergunte detalhes como formação e experiências.

Em quinto lugar saiba o número de alunos na sala de seu filho e se a professora tem ou não uma auxiliar. Quanto mais alunos na sala maior é a responsabilidade e esse fator fez muita diferença na minha escolha.

Em sexto lugar é importante conhecer as dependências da escola a fundo, desde a sala de aula, cozinha, parque, quadra e sanitários.

Em sétimo para o caso de período integral se informe sobre como funciona o banho, sobre quem prepara o cardápio e as refeições e sobre as sonecas da manhã e tarde.

Em oitavo no meu caso contou muito a flexibilidade da escola em relação ao horário de entrada e saída. Não era todo dia que a Cacá ficava integral.

Ouros pontos que devem ser levados em conta são a disponibilidade de falar com a professora, a troca de informações via agenda detalhada, limpeza, ar condicionado, casos de emergência, festas realizadas ( existem escolas que comemoram datas religiosas e outras que não comemoram) o local onde festas de final de ano, dia dos pais ou das mães, festa junina são realizadas e se são realizadas durante a semana ou no fim de semana também deve ser observado para não gerar futuras frustrações. Espero que tenha ajudado, se você tiver outras dicas, compartilhe comigo =)

This entry was posted in Dicas.