Semana Mundial do Brincar

brincar

Para a Semana Mundial do Brincar 2016 a Aliança pela Infância, que desenvolve e inspira essa iniciativa desde 2009, está propondo “O brincar que encanta o lugar” como tema das atividades em 2016.

 

Nesta semana – que vai acontecer de 22 a 28 de maio em todo o país – uma semente será plantada, mas a ideia é que o valor do brincar seja cultivado em todos os momentos.

Como sempre, as atividades são abertas, promovidas voluntariamente por pessoas, grupos e organizações sensíveis ao encantamento das crianças. Em geral, são brincadeiras em espaço aberto, que envolvem música, arte, teatro, dança, circo, leitura, contação de histórias e manifestações culturais tradicionais e outras ações. O importante é que se trata do brincar livre, com brinquedos não estruturados, em que as crianças encantam o lugar com suas brincadeiras.

O tema escolhido para as atividades de 2016 busca chamar atenção para a necessidade de se abrir espaços para o brincar. A ideia é que famílias, educadores e adultos em geral mantenham e nunca percam o encantamento de seu olhar sobre a infância, que estimulem e propiciem lugar e tempo para a criança brincar. As atividades da Semana são pensadas para que os pequenos possam, com sua criatividade e imaginação, encantar ruas, praças, casas e escolas.

Para saber a progamação de sua cidade acesse o site oficial:

Agenda: Semana Mundial do Brincar 2016 – Programação parcial

Conheça aqui a programação de Santos por data:

Segunda-feira (23)

Brincadeiras de escolha da própria criança
O adulto colabora no sentido da oferta de materiais, do local e é a criança quem decide do que vai brincar. 9h, 14h e 20h em todas as UMES de Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. Livre/Grátis 23/05. Segunda, às 9h.

Projeto minha comunidade – UACEP
Programação especial para crianças e famílias, com gincanas, brincadeiras ritmadas e cantadas, oficinas de brinquedos e contação de histórias sobre brincadeiras ao longo do tempo.
UME Andradas II Bairro Aparecida [Rua Alm. Ernesto de Melo Junior, 130] Sociedade de Melhoramentos Bairro Jd. Piratininga [Rua Cel. José João Jorge S/N Alemoa] Sociedade de Melhoramentos Bairro Vila São Jorge [Av. Francisco. Canto, 315]. Livre/Grátis 23/05. Segunda, das 19h às 22h.

Leia Santos
Jogos cooperativos com palavras e pintura de personagens da literatura infantil e dos quadrinhos, além da distribuição gratuita de livros infanto-juvenis e gibis pelo projeto Leia Santos, da SECULT. Praça Jerônimo La Terza – Radio Clube. Livre/Grátis 23/05. Segunda, das 14h às 18h Praça Jerônimo La Terza – Radio Clube.

Caminhada – Pelo Direito ao Brincar
Crianças, educadores e famílias irão caminhar com destino à Praça José Bonifácio onde serão distribuídos folders da Campanha Pelo Direito ao Brincar e serão realizadas brincadeiras Intergeracionais. Saída as 9h do Centro social Marista Lar Feliz. Livre/Grátis 23/05. Segunda, às 9h Fórum (Praça José Bonifácio, S/N – Centro, Santos)

Terça-feira (24)

Imaginação Criadora No Brincar – Com Gandhy Aires
O que é o imaginar? Como brinquedos, brincadeiras e matérias primas dialogam com a energia criadora nas crianças? Até onde alcança a imaginação e a força do corpo, do psiquismo, do ser das crianças? A criança dos primeiros anos de vida dialoga com o mundo pela via imaginária. Sua semântica fundamental é a fabulação, o sonho, o desejo imaginante. Investigar pela via mágica, criar especulações sobre quase tudo, perguntar incessantemente, manter-se em busca de respostas quase sempre, são pulsões do poderoso dinamismo imaginador da criança. Por essa via do devaneio o impulso de investigação se direciona fundamentalmente para as matérias primas da casa, do quintal, de seus brinquedos. São os materiais quem muito cedo a convocam para descortinar seu entorno e sua interioridade. Assim, primordial se faz conhecer a relação que matérias primas do brincar tem com a capacidade criadora das crianças. Como esses materiais trabalham estimulando, tonificando, interiorizando, constituindo caminhos de valoração sobre o mundo. Ganhdy Aires é artista plástico, pesquisador das práticas da criança em comunidades tradicionais. Teólogo e Mestre em Ciências da Religião. Realiza pesquisas nas áreas de culturas, produções simbólicas, antropologia do imaginário e filosofias da imaginação. No campo das visualidades discute as narrativas da infância e seus artefatos, seus brinquedos e linguagens, criando com isso exposições, realizando curadorias, propondo intervenções. Dialoga como consultor para diversos projetos voltados à infância nas áreas do cinema, dança, teatro, literatura, urbanismo, arquitetura e educação. Atualmente consultor do Instituto Alana. Teatro do Sesc Livre/Grátis 24/05. Terça, às 9h.

A vida brincante
Uma trupe de brincantes circula pelos espaços propondo a interação com o público e a ativação do espaço através de brincadeiras populares. Com cia Quintal Maravilha. Livre/ Grátis 24 a 27/05. Terça, quarta e sexta, das 10h às 20h. Vários espaços do Sesc.

Brincando de fazer
Fazer seu próprio brinquedo como carrinho de rolimã, pipa, boneca, sempre foram atividades que envolviam uma relação entre as crianças e os adultos, aos poucos trocamos ao invés de fazermos juntos, passamos ao comprar juntos, e no último período não é raro a delegação à tarefa de comprar aos filhos usando o comércio eletrônico. Mas a mesma tecnologia digital pode servir para reatarmos esses fazeres. Durante a Semana Mundial do Brincar, o Espaço de Tecnologias e Arte virará um ateliê de fazer brinquedos, e todas as crianças junto com os adultos estão convidados a vir construir o seu próprio brinquedo ou hackearmos e reapropriarmos de brinquedos velhos. Usaremos os princípios de fabricação digital, manufatura extrema, componentes eletrônicos, computadores e impressora 3D. ETA – Espaço de Tecnologia e artes do Sesc Livre/Grátis 24 a 27/05. Terça a sexta, das 19h às 21h.

Jogos exploratórios
O adulto oferta os materiais e define o propósito de exploração e experiência através do brincar.
Às 09h, 14h e 20h em todas as UMES de educação infantil, Ensino fundamental e EJA. Livre/Grátis 24/05. Terça, às 9h.

Mobiles de trava-línguas
Espalhados pelo Recanto do Trovador, os visitantes do Orquidário podem tentar reproduzi-los em voz alta. Livre/Grátis 24 a 28/05. Terça a quinta, das 9h às 17h Orquidário Municipal (Praça Washington, s/n – José Menino, Santos).

Brincando com a Natureza
Aos visitantes do Orquidário, fica disponível no Recanto do Trovador, vários materiais como folhas secas, pedras, galhos, sementes entre outros para brincar de forma livre. Livre/rátis 24 a 28/05. Terça a sábado, das 10h às 12h Orquidário – Praça Washington, s/n – José Menino
cinema e vídeo.

Orquidário é pra brincar
Exibição de vídeo feito com depoimentos de frequentadores do Orquidário Municipal a partir da pergunta: Do que você gostava de brincar? Livre/Grátis 24/05. Terça, das 9h às 17h Praça Washington, s/n – José Menino.

O brincar que encanta o lugar – Com Bia Goulart
Encontro de ideias sobre a relação entre espaços e lugares brincantes e o direito ao brincar. Com Beatriz Goulart, arquiteta e urbanista. Teatro Livre/Grátis 24/05. Terça, às 15h.

Gestão Cultural
Audiência Pública – Pelo Direito ao Brincar
Um momento de reflexão e proposição sobre a responsabilidade do poder público, pais, educadores e comunidade em geral, em garantir tempo e espaços de qualidade para as crianças brincarem, com Mauricio Zomignani e Flavia C. Rios . Livre/Grátis 24/05. Terça, às 18h Câmara (Praça José Bonifácio, S/N – Centro, Santos).

Sessão VIDEOCAMP: O Começo da Vida
Um dos maiores avanços da neurociência é ter descoberto que os bebês são muito mais do que uma carga genética. O desenvolvimento de todos os seres humanos encontra-se na combinação da genética com a qualidade das relações que desenvolvemos e do ambiente em que estamos inseridos. O Começo da Vida convida todo mundo a refletir como parte da sociedade: estamos cuidando bem dos primeiros anos de vida, que definem tanto o presente quanto o futuro da humanidade? Reúne relatos de pais e profissionais da saúde e educação sobre o desenvolvimento das crianças na primeira infância, sob o viés acadêmico, emocional e perceptivo. Após o filme, haverá bate-papo. Conheça mais sobre o Videocamp. Teatro Livre/Grátis 24/05. Terça, às 19h30.

Quarta-feira (25)

O Dia Todo no Centro Social Marista Lar Feliz
Circuito com pneus, colchões e bambolês confecção de bolinha pula-pula, partilha de brinquedos trazidos de casa e brincadeiras cantadas com as famílias. Livre/ Grátis 25/05. Quarta, das 9h às 11h Centro Social Marista Lar Feliz. R. Henrique Porchart, 22 – Vila Nova, Santos.

Resgate de Brincadeiras Tradicionais – Jogos Estruturados
Quantas brincadeiras foram deixadas de lado pela falta de um quintal em casa? Um convite aos pais para dedicar um tempo para brincar com suas crianças e contar como era na infância deles. Em todas as UMES de educação infantil e ensino fundamental. Livre/Grátis 25/05. Quarta, das 8h às 16h.

Visita noturna – “A importância da infância”
Visita noturna para famílias inscritas conhecerem hábitos noturnos de alguns animais e gincana com brincadeiras entre as gerações. Livre/Grátis 25/05. Quarta, das 19h às 21h. Praça Washington, s/n – José Menino.

Quinta-feira (26)

Cooperação na Zona Noroeste
Jogos Cooperativos, possibilitando uma nova forma de jogar e interagir, com educadores da PITY Eventos e do Programa Escola Total – SEDUC Livre/Grátis 26/05. Quinta, das 8h30 às 11h30, na Avenida Afonso Schimidth, s/n, na Areia Branca.

A vida brincante
Uma trupe de brincantes circula pelos espaços propondo a interação com o público e a ativação do espaço através de brincadeiras populares. Com cia Quintal Maravilha. Livre/Grátis 26 a 28/05. Quinta e sábado, das 10h às 18h. Vários espaços do Sesc.

Café Conserto de Brinquedos
No Café Conserto os participantes encontram ferramentas e materiais para ajudá-los a fazer todos os reparos necessários em brinquedos e também vai encontrar especialistas em seus consertos. Livre/Grátis. 26/05. Quinta, das 10h às 16h Av. Prefeito Dr. Antônio Manoel de Carvalho – Morro da nova cintra.

Expedição Ilha
Brincadeiras com descobertas na Ilha Diana destinadas à apresentar as possibilidades de brincadeiras tradicionais ao ar livre, com educadores e coordenadores do Programa Escola Total – SEDUC. Livre/ Grátis 26/05. Quinta, das 9h às 12h. Núcleo Escola Total – Ilha Diana, Área Continental.

Desafio no Monte Cabrão
Circuito de jogos de oposição com o desafio de participar de várias atividades em sequência, com educadores e coordenadores do Programa Escola Total – SEDUC. Livre/Grátis 26/05. Quinta, das 14h às 17h.

Gincana do Caruara
Estações com diversas pistas em que é necessário participar de brincadeiras desafiadoras para passar para a próxima estação, com educadores e coordenadores do Programa Escola Total – SEDUC. Livre/Grátis 26/05. Quinta, das 14h às 17h. Rua Andrade Soares, 809, Caruara.

Brincadeiras do Morro São Bento
Muitas brincadeiras e jogos cooperativos, possibilitando uma nova forma de jogar e interagir, com educadores da PITY Eventos e do Programa Escola Total – SEDUC. Subprefeitura dos Morros de Santos. Livre/Grátis. 26/05 Quinta, das 14h às 17h. Rua São Luiz, s/n – Morro de São Bento, Santos.

Cara de Quintal, com Cia Zin
Intervenção-instalação performática na qual os artistas constroem, de forma lúdica, um quintal como um palco de vivências sensoriais. Toca do Sesc Santos. Livre/Grátis. 26/05 Quinta, às 17h30.

Sexta-feira (27)

Dia de Adulto Brincar
O brincar não só se vincula à infância, é parte do processo de desenvolvimento humano. Nessa data, adultos de todas as idades serão convidados a se desconectarem dos compromissos e pressões do dia-a-dia e se aproximarem do universo da criança, relaxando e brincando das mais diferentes formas possíveis. Com educadores do Sesc e crianças do Programa Curumim.
Diversos Espaços do Sesc. Livre/Grátis 27/05. Sexta, das 10h às 20h30.

Jam de Dança – Cia Meu Corpo, Meu Brinquedo
Tomando a dança como uma grande brincadeira e corpo como nosso brinquedo, experimentaremos várias possibilidades de movimento. Comedoria. Livre/Grátis 27/05. Sexta, às 17h30.

Sábado (28)

Dança Circular
Atividade lúdica com movimentos sincronizados e ritmados, envolvendo crianças e adultos, com educadores da DEFORPEC. Livre/Grátis. 28/05 Sábado, das 11h às 13h30. Estação do Valongo em frente ao museu Pelé.

Bonde Brincar
Passeio de bonde com uma contadora de história divertindo o público com histórias lúdicas pelas ruas do centro histórico. Livre/Grátis 28/05. Sábado, das 11h às 13h30. Ponto de Encontro: Estação Valongo.

Conserto de Brinquedos
Encontro livre para conserto de brinquedos em grupo que poderiam começar um novo ciclo de vida depois de um simples conserto. Livre/Grátis 28/05. Sábado, das 13h às 17h. Praça Iguatemi Martins, S/N – próximo ao Mercado Municipal.

Brincando no Mercado
Estações de brincadeiras de rua intergeracionais (pega-pega, amarelinha, pião, bola de gude) e oficinas de confecção de pipa e outros brinquedos. Livre/Grátis 28/05. Sábado, das 14h às 17h. Praça Iguatemi Martins, S/N – próximo ao Mercado Municipal.

Jambuzinha, com Piratas do Maxixe
Espaço de convivência social e entretenimento para toda família, com discotecagem dos Dj´s do coletivo, bolhas de sabão gigantes, tintas não tóxicas e artes gráficas para colorir. Livre/Grátis. 28/05 Sábado, das 14h às 17h Praça Iguatemi Martins, S/N – próximo ao Mercado Municipal.

Navegando no Imaginário
Contação de histórias/lendas/fábulas do folclore e imaginário popular brasileiro ligadas as águas, durante o percurso das catraias, barcos de transporte de passageiros de Santos. Estação de Catraias – Praça Nagazaki, s/n – Vila Nova. Livre/Grátis. 28/05 – Sábado, das 14 as às 17h.

 

This entry was posted in Lazer.